Sunday, April 20, 2014

...

entendo ser difícil ou raro viver sem a ideia de deus. Observe-se, entretanto: escrevi 'ideia'. Porque até que se mostre objetivamente onde ele está, ou onde estão todos e cada um chamados de deus por cada religião ou indivíduo, deus será sempre uma ideia. E este é o cerne do que se chama 'moderno ateísmo', para o qual ateu seria não mais quem nega existir deus, mas quem entende que o ônus da prova da existência  - para lá de somente ideia - de algum deus é de quem a afirma. Mas tal é o perfil clássico do agnóstico, a saber, esse que tem por insuficientes ou inconclusivos todos os argumentos metafísicos - por assim dizer - limítrofes, argumentos como os para a existência de deus, de um sentido para a vida etc.

Haverá quem nisto enxergue a morte do ateísmo, e não sem razão. Por outro lado, se de morte é o caso, é de há muito anunciada. Diga-se que a de ateu é convicção natimorta, justo pelo que somente o chamado ateísmo moderno - que nada mais tem sido do que o velho agnosticismo - se deu recentemente conta: de ser impossível negar em absoluto a existência de algo, mesmo em se tratando de coisas como o unicórnio, pois vá lá que por algum capricho do universo unicórnios venham a ser observados... (Além do mais, insisto, unicórnios de fato existem enquanto objetos pensados e negar tal existência acarreta negar existirem os pensamentos, convenhamos.)

Entretanto é claro, em vista da universal propensão nossa para desdenhar da espessura integral dos conceitos, deverão subsistir maneiras ligeiras de usar o termo 'ateu', ao menos designando aquele que vive muito bem sem recurso à idéia de um deus, aliás e em verdade o mesmo que vêm sustentando agnósticos desde que Huxley criou o termo e, sem se autodesignarem ateus, os nativos groenlandeses, segundo Feuerbach, e a tribo dos pirahã na Amazônia, como relata o linguista Everett. Enfim, contemplamos, acredito, o nascimento de, no mínimo, uma nova sinonímia, se não se quer sumariamente decretar o ateísmo como morto.

No comments:

Post a Comment


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License